Módulo: Fundamentos do TDAH e do Autismo
Introdução ao TEA: suas características, diagnóstico, causas e teorias explicativas.
Exploração dos aspectos neurobiológicos, genéticos e ambientais relacionados ao autismo.
Introdução ao TDAH: suas características, diagnóstico, subtipos e aspectos neurobiológicos.
Exploração das principais teorias explicativas e das comorbidades frequentemente associadas ao TDAH
Módulo: Avaliação e Diagnóstico do TDAH e do Autismo
Critérios de Diagnóstico: Estudo dos critérios diagnósticos estabelecidos nos manuais de diagnóstico, como o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e o CID-11
História Clínica e Entrevista Diagnóstica.
Questionários e Escalas de Avaliação: Análise dos questionários e escalas utilizados para avaliar sintomas e características específicas do TDAH e do autismo.
Observação Comportamental: Estudo das técnicas e estratégias de observação comportamental.
Testes Neuropsicológicos: Análise dos testes neuropsicológicos utilizados para avaliar funções cognitivas e executivas relevantes ao TDAH e ao autismo.
Avaliação Psicossocial e Funcional.
Diagnóstico Diferencial: Exploração das características distintivas e dos critérios de diagnóstico que ajudam a diferenciar os transtornos.
Relatórios e Comunicação dos Resultados.
Módulo: Intervenções para o TDAH
Terapia Comportamental aplicada ao TDAH.
Treinamento de Pais para gerenciar e lidar com os desafios associados ao TDAH.
Intervenções Psicoeducacionais.
Uso de Medicação: análise dos medicamentos comumente prescritos para o tratamento de TDAH.
Tratamento Multimodal.
Adaptação para a Transição para a Vida Adulta.
Intervenções Educacionais.
Módulo: Intervenções para o Autismo
Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Fonoaudiologia para o desenvolvimento da comunicação e linguagem.
Discussão sobre técnicas de ensino de reciprocidade social, compreensão de emoções, perspectiva social e colaboração.
Terapia Ocupacional.
Terapia Ocupacional Sensorial.
Educação e Inclusão Escolar.
Intervenções na Transição para a Vida Adulta.
Terapia Familiar e Intervenção.
Módulo: Comunicação e Interação Social no TDAH e no Autismo
Comunicação Verbal e Não Verbal: Estudo das habilidades de comunicação verbal e não verbal em indivíduos com TDAH e autismo.
Técnicas de reciprocidade social: conservação, compartilhamento e outras formas.
Compreensão das Emoções.
Teoria da Mente: Análise da teoria da mente e suas implicações para a comunicação e interação social.
Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Módulo: Desenvolvimento Cognitivo e Executivo no TDAH e no Autismo
Fundamentos do Desenvolvimento Cognitivo.
Estudo das dificuldades de atenção.
Análise das dificuldades de memória e aprendizagem.
Estratégias e Técnica para Planejamento e Organização.
Discussão sobre as estratégias para ajudar a lidar com impulsividade, frustração, raiva e emoções intensas.
Módulo: Famílias e Apoio às Famílias no TDAH e no Autismo
Impacto do TDAH e do Autismo nas Famílias.
Compreensão e Aceitação do Diagnóstico.
Treinamento de Habilidades Parentais: manejo, comunicação eficaz, estabelecimento de limites e reforço positivo.
Redes de Suporte e Comunidade.
Parceria Escola-Família.
Manejo do Estresse e Autocuidado para família.
Módulo: Pesquisa e Avanços no TDAH e no Autismo
Epidemiologia e Prevalência: Análise dos estudos epidemiológicos sobre a prevalência, incidência e características demográficas do TDAH e do autismo.
Genética e Neurobiologia: Estudo das pesquisas genéticas e neurobiológicas relacionadas.
Neuroimagem e Biomarcadores.
Discussão sobre as abordagens psicoterapêuticas, farmacológicas, educacionais e comportamentais que mostraram resultados positivos na redução dos sintomas e no aprimoramento das habilidades.
Novas Abordagens Terapêuticas.
Análise das perspectivas futuras e dos desafios na pesquisa e no tratamento do TDAH e do autismo.