O curso se destina, a profissionais da Psicologia, Saúde e Educação.
- INTRODUÇÃO A NEUROPSICOLOGIA E FUNÇÕES COGNITIVAS
· Introdução à Neuropsicologia e à História do Estudo do Cérebro;
· Neuroanatomia Funcional, Neurofisiologia e Psicofarmacologia;
· Métodos de Diagnóstico Cerebral por Imagem;
· Funções Cognitivas – (Atenção – Funções Executivas – Memória – Aprendizagem – Linguagem – Habilidades Viso Espaciais – Viso Construtivas e Intelectuais);
· Desenvolvimento da Neuropsicologia na Infância, Adolescência e Envelhecimento;
· Principais Patologias Neurológicas e Psiquiátricas – Lesões Encefálicas Adquiridas (Traumatismo Crânio-Encefálico, Acidente Vascular Cerebral, etc) – Síndromes Neurodegenerativas e Transtornos do Movimento (Doença de Alzheimer, Demência Frontotemporal, Doença de Parkinson, etc.), Doenças Autoimunes e Transtornos Epiléticos, Doenças Crônicas, Transtornos Psiquiátricos na Infância, Adolescência, no Adulto e Idoso e Efeitos do Abuso de Substância e Dependência Química na Cognição.
- NEUROPSICOFARMACOLOGIA
· Conceitos Básicos em Farmacologia > Vias de Administração, Absorção, Distribuição e eliminação de drogas;
· Mecanismo de Ação de Drogas – Teoria dos Receptores - Neurotransmissão Central – Principais Neurotransmissores Crebrais - Teoria Neuroquímica dos principais transtornos mentais;
· Mecanismo de ação e efeitos colaterais dos principais medicamentos ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, anticonvulsivantes e hipnoanalgésicos; » Drogas de abuso: psicoestimulantes, álcool e alucinógenos; » Neuropsicologia e Terapia Cognitiva Comportamental » Fundamentos históricos e conceituais das terapias cognitivo-comportamentais;
· Diferentes Fundamentos Teóricos que compõe a abordagem > Avaliação, Diagnóstico e Aplicação das terapias cognitivo-comportamentais em diferentes áreas e contextos > A Interdisciplinaridade e a terapia cognitivo-comportamental;
- AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE ADULTOS E IDOSOS;
· Entrevista de Anamnese Neuropsicológica de Adultos e Idosos;
· Princípios, Testes e Técnicas de Avaliação das Funções Cognitivas no Adulto e Idoso (Atenção,
Funções Executivas, Memória, Aprendizagem, Linguagem, Habilidades Viso Espaciais, Viso
construtivas e Intelectuais;
· Avaliação de Rastreio Neuropsicológico;
· Elaboração do Laudo Neuropsicológico;
· Devolutiva Neuropsicológica e Encaminhamentos;
- AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES;
· Entrevista de Anamnese Neuropsicológica Infantil;
· Princípios, Testes e Técnicas de Avaliação das Funções Cognitivas na Criança e Adolescentes;
(Atenção, Funções Executivas, Memória, Aprendizagem, Linguagem, Habilidades Viso Espaciais,
Viso Construtivas e Intelectuais);
· Elaboração do Laudo Neuropsicológico;
· Devolutiva Neuropsicológica e encaminhamentos;
· Avaliação neuropsicológica do adolescente;
· Estágios do Desenvolvimento Infantil;
· Família, Escola e Avaliação Neuropsicológica;
- AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS;
· Mecanismos de Busca e Pesquisa Bibliográfica;
· Métodos de Investigação Científica / Bioética;
· Elaboração de Hipóteses e Objetivos;
· Organização e Redação de Projeto de Pesquisa;
- ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS NEUROPSICOLÓGICOS E ENCAMINHAMENTOS;
· Elaboração de Laudos Neuorpsicológicos;
· Laudo Psicológico e Neuropsicológico, quem pode assinar, e como assinar?
· Estrutura de Laudo Neuropsicologico e Escrita Técnico Científica;
· Entrevistas Neuropsicológicas e transcrição de laudo, ética, sigilo e resolução do CRP;
· Relatório Neuropsicológico e Parecer;
· Aspectos éticos na Avaliação Neuropsicológica e Documentos sujacentes a avaliação;
Anderson Santos – Coordenador do Curso, Psicólogo, Dr em Neurociências, Especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitiva Comportamental. Fundador do GRUPEN (Grupo de Ensino e Pesquisa em Neurociência), Mestrando em Tecnologias Emergentes pela Must University (Unicid).
Anderson Flávio Batista – Especialista em Neurociência, Psicólogo, especialista em Recursos Humanos pela Universidade Nove de Julho, Gestão de clínica multiprofissional e Administração de Recursos Humanos.
Cristiane D Verzaro Santos – Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Neuropsicóloga, especialista em Dependencia Química e Mestre em Psicologia Clínica e de Saúde. Coordenadora do Núcleo de Apoio e Psicológico e Psicopedagógico da Faculdade Santa Marcelina, Membro do Grupo de Apoio a Prevenção de suicídio (Karina Okajima Fukumitsu).
Erica Fernanda Lizão Pozzato – Fisioterapeuta, Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, Doença e Envelhecimento pela USP, especilista em Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN, Coordenadora dos cursos de Fisioterapia e Educação Física na Universidade Anhanguera;
Eduardo Silva Araújo – Psicólogo, Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP, Especilista em Psicologia da Educação, Atenção Integral a Saúde de Pessoas em Situação de Rua pela FIOCRUZ, Docente em Psicoterapia Clínica com foco em reprocessamento de experiências traumáticas pela TERAPH e participa do grupo de pesquisas em Cognição Social da UNIFESP.
André Cordeiro – Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP, Mestre em Ciências da Nutrição, Esporte e Metabolismo pela UNICAMP. Preparador Físico Certificado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e COMENBOL.
Rafael Costa Ferreira - Graduado em Psicologia (Universidade Brasil). Pós-Graduado em Aconselhamento (STSC) e em Neuropsicologia (Anhanguera) e Mestre em Medicina (USP). Psicólogo clínico, pesquisador acadêmico do Hospital das Clínicas da FMUSP e Professor Docente na Faculdade Anhanguera de Guarulhos e do Centro Universitário Santa Rita (Unisan).
Paulo Rocha - Psicólogo, Mestrando em Psicologia Clínica pela USP-SP, Especialista em Psicologia Infantil e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (PUC-RS), Examinador Certificado pela Pearson Clinical Brasil, Idealizador e Implementador do PSPMIC (Programa de Saúde Psicológica Materno-Infantil no Cárcere).